A pesquisa no FamilySearch é uma estratégia corrente entre pessoas que desejam encontrar documentos para fins de obtenção de cidadania estrangeira ou de reconstrução da história familiar. Embora o sítio ofereça acesso a muitos milhões de assentos paroquiais e certidões digitalizados – além de documentos de outra natureza -, apenas aqueles que foram indexados se mostram realmente úteis para o pesquisador que desconhece os factos básicos da genealogia e os desafios da paleografia.

A indexação dos documentos digitalizados é um serviço prestado por milhares de voluntários – sejamos gratos a todos eles – que dedicam horas para a leitura das imagens e a transcrição de informações como nomes, datas e locais em assentos e certidões de batismo, matrimônio e óbito. Como se trata de um serviço necessariamente desempenhado por humanos, há de se esperar que haja erros eventuais na transcrição.

O caso abaixo, ilustra as possibilidades de erros que foram produzidos pelos voluntários que transcreveram alguns documentos de meu ramo familiar materno.

Meus bisavós se chamavam Arthur Rabello Guimarães e Argemira Pereira da Silva. O nome de Arthur praticamente não apresentou dificuldades para os voluntários que transcreveram os documentos. Já o de Argemira – um nome não muito comum, admitamos -, sofreu bastantes modificações, como se pode constatar: Argimira, Armira e Argemira Pereira da Silva Gomes, onde o correto seria Pereira da Silva Guimarães, seu sobrenome de casada.

Em vista desse problema em potencial, as dicas que posso oferece são:

  • Faça inúmeras buscas, sempre tentando diferentes grafias (p.ex. com e sem letras dobradas) dos nomes dos parentes cujos documentos deseja encontrar;
  • Use os recursos da pesquisa avançada em Refinar sua pesquisa;
  • Forneça gradualmente mais e mais informações, tais como locais (p.ex. país e cidade), datas aproximadas, sexo etc.;
  • Não desista se a busca detalhada não apresentar resultados, apenas remova uma informação por vez até que os resultados voltem a ser exibidos;
  • Evite marcar as caixas de seleção localizadas à direita de alguns campos, pois elas forçam a ferramenta a apresentar apenas resultados que se encaixem perfeitamente nos parâmetros que você determinou.

Acima de tudo, persista, pois nem sempre você conseguirá encontrar o que busca na primeira – ou na décima – tentativa. Isso se tiver a sorte de saber que os livros que talvez contenham as informações procuradas já foram indexados.


José Araújo é linguista e genealogista.


José Araújo

Genealogista

1 comentário

Sérvulo – Genealogia Prática · 23 de julho de 2020 às 08:16

[…] faz uma busca em sítios como o FamilySearch. Uma dessas razões é a falha de indexação, de que já tratei em outro texto, que ocorre quando um voluntário pouco experiente grafa um nome incorretamente no sistema, e essa […]

Os comentários estão fechados.