A plataforma DIGIGOV – Diário do Governo Digital (1820-1910) permite a consulta por texto em cerca de 30.000 edições do jornal oficial do Estado Português que foram publicadas entre 16 de setembro de 1820 e 5 de outubro de 1910.

O citado jornal, que também foi chamado Gazeta de Lisboa, Diário da Regência, Crónica Constitucional de Lisboa, Gazeta Oficial do Governo, Diário de Lisboa e Diário de Governo, constitui uma fonte indispensável para o estudo da História contemporânea de Portugal.

A pesquisa na ferramenta é feita na página específica e pode-se digitar diretamente os termos de busca no campo Palavra/Expressão. A página explica como usar recursos adicionais para tornar a busca mais precisa, porém nem sempre é recomendável usar esses recursos de forma acumulada, pois existe o risco de não haver resultados.

Foi nessa nova ferramenta que encontrei a seguinte nomeação régia do meu primo José Pinto Rebello de Carvalho Souto (1787-1870) para substituto na cadeira de Lente da Escola Médico-Cirúrgica na Cidade do Porto, publicada em 17 de maio de 1837.


José Araújo é linguista e genealogista.


José Araújo

Genealogista

1 comentário

Genealogia Prática - Instantâneo · 3 de outubro de 2019 às 08:02

[…] Esse foi o caso do conteúdo transcrito a seguir, que foi encontrado na edição nº 19 do Diário do Governo de 26 de janeiro de 1869 por meio da ferramenta DigiGOV, que apresentei em outra postagem. […]

Os comentários estão fechados.