A gripe espanhola não começou na Espanha, mas sim em uma base militar americana em março de 1918. Em duas semanas, 1000 militares foram contaminados. Em pouco tempo, o vírus influenza H1N1, responsável pela epidemia, se espalhou pelos Estados Unidos e, com os soldados americanos que viajavam para a guerra na Europa, chegou ao velho mundo, de onde se disseminou e se tornou a mais recente pandemia de que tínhamos notícia antes da atual, causada pelo coronavírus.

Entre 1918 e 1919, a pandemia matou cerca de 100 milhões de pessoas, muito mais que a Segunda Guerra Mundial. Entre outubro e dezembro de 1918, período reconhecido como pandêmico, 65% da população adoeceu, e só no Rio de Janeiro houve mais de 14 mil mortes. Na cidade de Nova Iguaçu, onde viviam meus familiares paternos e maternos, fontes locais contaram mais de 1.200 mortos. Para minha surpresa, não encontrei familiares diretos entre os mortos, mas, em um ramo lateral de minha árvore, encontrei o que parece ser o registro de uma possível vítima: Ondina Chuff Carias, tia-avó da esposa de um primo de primeiro grau do lado materno. Eis a transcrição de seu registro de óbito:

Número duzentos e sessenta e sete. Aos vinte e dois dias do mês de outubro de mil novecentos e dezoito, nesta cidade de Nova Iguaçu, Primeiro Distrito do Município, Estado do Rio de Janeiro, em cartório compareceu Alberto Travassos Veras e declarou que nesta cidade, ontem, às três horas, faleceu de gripe pneumônica Ondina Chuff de Carias, natural do E. do Rio, com trinta e seis anos de idade, cor branca, de serviço doméstica, casada e residente neste distrito, filha legítima de Nicolau Chuff e Margarida Chuff, residentes neste Distrito. Atestou o óbito o farmacêutico Sebastião Mattos, desta cidade, e será sepultada no cemitério público desta cidade, do que faço este termo que assina comigo o declarante. Eu, Antônio Duarte Junior, escrivão o escrevi e assino.

Óbito de Ondina Chuff Carias – 22/10/1918 – Nova Iguaçu

Ondina faleceu nove meses após dar à luz Ruth, sua terceira filha, que faleceria no ano seguinte vitimada pelo sarampo. Por uma dessas coincidências, Ruth era também o nome da mãe de meu primo materno e sogra da já mencionada sobrinha-neta de Ondina.


José Araújo é linguista e genealogista.


José Araújo

Genealogista