https://youtu.be/xCV3CQGDKSY

Na véspera do casamento do rei Carlos Gustavo XVI da Suécia com a brasileira Silvia Sommerlath, em junho de 1976, a banda ABBA fez uma apresentação da canção Dancing Queen na Ópera Real Sueca em Estocolmo. Esse evento foi televisionado, e a gravação é apresentada na abertura deste texto, que a princípio não parece ter nenhuma relação com genealogia. Mas tem.

Silvia Renate Sommerlath (1943) nasceu na Alemanha, filha do alemão Walther Sommerlath e da brasileira Alice Soares de Toledo. Sua mãe descendia, por seu ramo paterno, de várias famílias cujos títulos estão relacionados na Genealogia Paulistana de Silva Leme, dentre os quais os Bicudos, os Buenos, os Godoys, os Quadros e outros.

Silvia também descende pelo mesmo ramo dos Garcias-Velho, sendo tetradecaneta de Garcia Rodrigues e da descendente de cristãos-novos Izabel Velho, de quem já tratei aqui no blogue, e que vem a ser minha tetradecavó pela linha materna. Silvia e eu somos primos distantes e espero que ela tenha a mesma admiração que tenho pela banda cujo vídeo abre este texto.


José Araújo é genealogista.


José Araújo

Genealogista