Cursos

Introdução à Genealogia

Ao concluir este curso, você terá os conhecimentos básicos necessários para começar a busca por seus antepassados. Ao concluí-lo, você conseguirá responder as seguintes perguntas, entre muitas outras: O que é genealogia? Como ela evoluiu pelos séculos? Que documentos usamos na pesquisa genealógica e onde podem ser encontrados? Que bancos de dados são úteis para a pesquisa genealógica? Como datar fotos antigas e descobrir a idade de pessoas retratadas em fotos não datadas? O que são relatos orais, o que revelam e como são coletados? Quais testes genéticos existem e como são utilizados na pesquisa genealógica? Faça sua matrícula.


Leitura de Assentos Paroquiais

Ao concluir este curso, você terá os conhecimentos básicos necessários para leitura dos documentos paroquiais de batismo, casamento e óbito produzidos em Portugal e no Brasil entre os séculos XVI e XIX. Ao concluí-lo, você conseguirá ler esses documentos com alguma facilidade e poderá responder as seguintes perguntas, entre muitas outras: Quando os assentos se tornaram obrigatórios? Onde buscá-los? O que caracteriza um assento de batismo, de casamento ou de óbito? Quais as características dos assentos nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX? Quais eram as abreviaturas e expressões mais comuns nesses documentos? Havia expressões específicas para cada tipo de assento? Como os nomes e sobrenomes eram abreviados? Como interpretar a péssima grafia dos párocos? Faça sua matrícula.


Genealogia Afrodescendente

Ao concluir este curso, você terá os conhecimentos necessários para realizar buscas relacionadas à descendência de africanos escravizados no Brasil. Você conseguirá responder as seguintes perguntas, entre muitas outras: Quanto tempo durou a escravidão? Qual a dimensão do tráfico de escravos? Onde era feito o comércio de escravos no Brasil? Havia diferença entre a escravidão rural e a urbana? Como os escravizados resistiram ao cativeiro? O que eram os quilombos? A promulgação da Lei Áurea mudou alguma coisa nas vidas dos ex-escravizados e de seus descendentes? A destruição de documentos ordenada por Ruy Barbosa tem relevância para a genealogia afrodescendente? É possível fazer genealogia afrodescendente apenas com assentos paroquiais? É possível saber de onde vieram os escravizados? Como descobrir as origens dos escravizados na ausência de documentos específicos? Faça sua matrícula.


Genealogia Sefardita: primeiros passos…

Ao concluir este curso, que é oferecido por uma parceria com o Portal Judeus Sefarditas e o escritório Martins Castro, você terá os conhecimentos necessários para realizar buscas que comprovem vínculos com comunidades judaicas expulsas de Portugal. Você conseguirá responder as seguintes perguntas, entre muitas outras: Quem são os sefarditas? Qual sua história? Por que tanto se procura comprovar ascendência nos judeus expulsos de Portugal? O que diz a Lei de Nacionalidade Portuguesa? Como se inicia o processo de busca da ascendência nos sefarditas? Que relação existe entre os sobrenomes e as localidades para comprovação da ascendência sefardita? Quais as dificuldades apresentadas pelos documentos necessários à comprovação da ascendência sefardita? Como superá-las? Como elaborar um relatório de comprovação de ascendência sefardita para obtenção da cidadania portuguesa? Faça sua matrícula.

Anúncios