Crie uma imagem para um post quadrado do Instagram exibindo a cena dentro de uma igreja do século XVIII no Brasil em que haja um homem maduro, capitão; uma jovem de cerca de 20 anos, a madrinha; um bebê do sexo feminino que está para ser batizado; a mãe do bebê, uma mulher parda e jovem, de ascendência africana; e o pároco. O clima é de tensão, pois a identidade do pai é supostamente conhecida dos padrinhos, mas não do pároco.

Esse foi o comando que forneci ao ChatGPT na tentativa de descobrir se ele seria capaz de elaborar um cenário completo para representar um evento de minha genealogia materna – o batismo de minha sexta-avó Firmiana Maria Xavier na freguesia de Santo Antônio de Jacutinga, recôncavo da Guanabara, na segunda metade do século XVIII. Firmiana foi identificada em documentos posteriores como parda forra e filha da também parda forra Ana Maria Xavier. Os padrinhos de batismo dessa minha ascendente foram pessoas representantes de duas famílias da elite colonial naquela freguesia – o padrinho Manoel pertencia à família dos Correa Vasques e a madrinha Inácia Francisca pertencia à família dos Sanches de Castilho – , por isso suspeito que o pai dela pertencesse a uma dessas famílias.

A primeira imagem elaborada pela ferramenta, exibida abaixo, decepcionou pelo aparente luxo que não devia condizer com o que se encontraria em uma freguesia rural do Rio de Janeiro no século XVIII. Além disso, dois personagens citados no comando inicial – o padre e a madrinha – não eram exibidos – um deles talvez substituído pela figura de uma freira que parece incoerente com o que havia sido solicitado.

Batismo de Firmiana – primeira versão

Enviei um novo comando: “a igreja deve ser menos luxuosa, o padre não aparece e tampouco a madrinha da criança”. O resultado foi o que se vê abaixo e chama atenção pela maior adequação do cenário físico, ainda que um personagem – o padre – continuasse ausente e outro – a madrinha – pareça ter sido representado pela figura fantasmagórica à direita mais ao fundo.

Batismo de Firmiana – segunda versão

Entendi que não adiantaria insistir na exigência de apresentação da madrinha e do padre, portanto ressaltei de forma positiva a adequação do cenário físico. Apenas enviei novo comando no sentido de buscar maior adequação do fenótipo das personagens mais importantes: “o cenário está ótimo, porém a menina e a mãe devem ter a pele mais clara, pois são mestiças”. O resultado, que considerei satisfatório, é o que exibo a seguir, e foi curioso observar que o ChatGPT excluiu a madrinha por conta própria.

Batismo de Firmiana – versão final

Talvez a limitação espacial decorrente do formato – post quadrado para o Instagram – e da sugestão de atmosfera – tensão – tenha colaborado para que a ferramenta exibisse os três personagens em primeiro plano, quase que saltando para fora do cenário e por isso não fosse possível inserir mais elementos.

Para melhor resultado em demandas similares, sugiro o seguinte comando genérico em que você poderá inserir seus dados específicos:

“Você é especialista na pintura de quadros realistas e vai elaborar uma cena de [batismo] em um(a) [igreja] de [uma freguesia rural] no(a) [recôncavo da Guanabara, Rio de Janeiro, Brasil] no(a) [segunda metade do século XVIII] em que se veem: [a criança sendo batizada, sua mãe e o padrinho], considerando que [a criança e a mãe são mestiças] e que [o padrinho é um homem branco e é capitão]. O clima da cena deve ser [sombrio e misterioso]”.

Você poderá solicitar melhorias a partir do que a ferramenta produzir, mas tenha em mente que cada melhoria poderá introduzir mudanças adicionais indesejadas, como no exemplo demonstrado aqui. No próximo texto explorarei a possibilidade de uso dessa ferramenta para interpretar pistas documentais e factuais na elaboração de hipóteses analíticas aplicáveis à Genealogia familiar.


José Araújo é genealogista.