Quando me perguntam qual o melhor teste de genética para fins genealógicos, costumo dizer que a resposta varia – em função do quanto se pode pagar, do que se busca e do quão hábil se é na análise dos resultados fornecidos. Supostamente existem testes mais e menos acessíveis ao público brasileiro, com plataformas analíticas mais ou menos amigáveis – inclusive pela indisponibilidade em idioma nacional – e funcionais. Em termos gerais, nenhum laboratório vai ser satisfatório para todo tipo de usuário.

O laboratório Genera, por exemplo, oferece um teste relativamente acessível para os brasileiros e por isso sua base de clientes só faz aumentar. Isso é um bom indicador para os interessados em encontrar primos genéticos (matches) com os quais desenvolver uma pesquisa conjunta. Mas a plataforma analítica oferecida por essa empresa é fraca, pois se limita a uma tabela navegável com filtros simples e um campo de busca. Nem mesmo se pode baixar essa tabela em formato de planilha para uma análise mais rápida.

O FamilyTree DNA e o MyHeritage têm maior volume de usuários e oferecem testes menos acessíveis porque processados fora do Brasil, mas garantem plataformas analíticas de verdade, pelas quais se podem fazer buscas de matches em comum e triangulações (ambos), pintura de cromossomos (FTDNA), pesquisas por sobrenomes e filtragens por grupo étnico, localidade (MyHeritage) e muito mais. Por meio das plataformas dessas empresas tive acesso a matches com os quais já consegui avançar em alguns dos ramos mais complicados de minha árvore materna.

Comparativo

Não tenho experiência com outras empresas grandes – 23&Me, Ancestry -, mas os relatos que vejo são quase sempre de que oferecem ferramentas analíticas de qualidade, mas ambas trazem a questão de serem quase inacessíveis ao consumidor brasileiro. No geral, costumo sugerir que os interessados façam o teste do Genera, extraiam os dados brutos e os carreguem em outras plataformas como o GEDMatch e o MyHeritage para aproveitar as ferramentas analíticas que elas oferecem.

Se o Genera, que costuma ser mais acessível e potencialmente mais útil para brasileiros, incorporasse ao menos um dos seguintes recursos a seu produto Busca Parentes, já garantiria a seus clientes maior precisão analítica:

  • Exportação da tabela de matches em formato planilha
  • Exibição de dados de naturalidade (cidade e estado) dos matches
  • Exibição de matches em comum

O recurso de matches em comum (in common) é extremamente valioso quando várias pessoas da mesma família (grupo de referência) se submetem a um teste, pois ele permite separar os matches de parentesco ainda desconhecido por ramo familiar – materno x paterno – em relação ao tal grupo de referência, trazendo uma camada a mais de precisão analítica.

Observação: O valor indicado para o teste do Genera diz respeito ao teste mais básico (Método 1). Para extrair mais valor do serviço desse laboratório, é necessário escolher o Método 2, cujo valor é maior.


José Araújo é genealogista.


José Araújo

Genealogista