Ioão Velho Prego fº Iº deste viveo tambem em Vianna aonde cazou com Cezilia da Costa Irmaã da mer. do Ldo. Manoel de Barros Lobo sogro de Franco. Perª Pinto de Britiandos f.as ambas de Goncalo da Costa Taveira, e de sua mer. Cezilia Velloza de quem teve […] 4 Ioam Velho Barreto fº 1º deste andou no Brazil aonde cazou com … … … de Olivr.ª fª de … … … de quem teve […] 5 Ioam Velho Barreto fº deste viveo no Rio de Janrº aonde cazou com … … … 5 D. Margarida … … … m.er de … … …
In: ALÃO DE MORAIS, Cristóvão. Pedatura Lusitana: Nobiliário de Famílias de Portugal. Tomo II, Vol. II, Título Pregos de Vianna, p. 427.
O trecho transcrito acima da obra de Alão de Morais trata de um ramo familiar a que tenho me dedicado faz algum tempo e que abarca os descendentes do cristão-novo Duarte Nunes. Parte dos trechos incompletos pode ser conhecida pela genealogia de Antônia Tavares de Oliveira, filha de Domingos Nunes Sardinha e Maria da Cunha e neta de Duarte. Antônia casou-se no Rio de Janeiro com o Ioam Velho Barreto descrito por Alão que “andou no Brazil aonde cazou com … … … de Olivr.ª” e que também era conhecido como João Velho Prego. O assento de batismo e o registro de terras que seguem abaixo confirmam essa interpretação.
Com licença do Reverendo vigário João Manoel de Melo, batizei a Madalena, filha de João Velho Prego e de sua mulher Antônia Tavares. Foram padrinhos o capitão Antônio do Lago Prego e Maria da Cunha. E teve os santos óleos em […] de junho de 16[5]0 anos _ o padre Duarte da Cunha
Embora Alão de Morais declare que a filha do capitão se chamava Margarida – esse era, coincidentemente, o nome da criança cujo assento se encontra antes do de Madalena na mesma página do livro -, sabemos que o nome correto era Madalena. A madrinha da menina era sua tia materna Maria da Cunha, mulher do capitão Antônio do Lago Prego, cujo sobrenome sugere parentesco com o pai de Madalena. Mas o assento informa que a mãe de Madalena se chamaria Antônia Tavares, enquanto Alão de Morais sugere que o sobrenome da mulher seria Oliveira. É pelo registro de terra abaixo que concluímos trata-se da mesma pessoa.
Tipo de escritura: Chão
Data: 1669-02-01Descrição: Escritura de venda de chãos que faz Antonia Tavares de Oliveira, viúva do Sargento-mor João Velho Prego, a Domingos Rodrigues Resende – com seis braças de testada e 10 de quintal, sitos por detrás das casas de Maria da Cunha, sua mãe, já defunta, fazendo canto com a travessa que vai para a rua onde esteve o açougue de Mariano de Linhares, partindo pela outra banda com chãos do Capitão Francisco de Lemos Peixoto, chãos havidos por dote de casamento em 25/11/1642.
Preço: 60 Réis
Código: AN, 1ON, 48, p. 120; AGCRJ, Códice 42-3-56, p. 93
João Velho Prego/Barreto e Antônia teriam ainda um filho chamado João. Conforme declarado em Alão de Morais, o rapaz ficaria conhecido como João Velho Barreto. Eis a transcrição do assento de batismo desse rapaz, na freguesia da Candelária.
Em dezoito do [março de 1653] batizei e pus os santos óleos a João filho do capitão João Velho Prego e sua mulher Antônia Tavares. Foram padrinhos o capitão Baltazar de Botelho […] Maria da Cunha […]
Atualizando Alão de Morais, então, teremos o seguinte:
João Velho Prego, filho de João Velho Prego e Elena do Amaral, viveu também em Viana do Minho, onde se casou com Cecília da Costa, irmã da mulher do Licenciado Manoel de Barros Lobo, sogro de Francisco Pereira Pinto de Britiande, filhas ambas de Gonçalo da Costa Taveira – descendente do judeu Ruy Capão – e de sua mulher Cecília Veloso; de quem teve […] 4 João Velho Barreto, filho primeiro deste que andou no Brasil, onde se casou com Antônia Tavares de Oliveira, filha do cristão-novo Domingos Nunes Sardinha e Maria da Cunha, de quem teve […] 5 João Velho Barreto, que viveu no Rio de Janeiro, onde se casou com Maria Tourinho Maciel em 22 de fevereiro de 1682; e 5 Madalena.
José Araújo é genealogista.