Pode parecer estranho um site dedicado à Genealogia apresentar um livro cujo tema é um acidente geográfico. Mas este livro apresenta um acidente geográfico de natureza muito especial, pois se trata de uma pequena elevação de terra localizada onde existiu por vários anos a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Chamado de Morro do Descanso e depois do Castelo, esse foi o local onde habitaram os primeiros cariocas – nativos e imigrados – em uma vida urbana no sentido estrito. Infelizmente o morro não existe mais, pois foi demolido no início do século XX com a justificativa de que sua presença causava problemas sanitários à cidade, que era então a mais importante do Brasil.
A verdadeira razão para a sua demolição, no entanto, foi outra: naquele momento, a cidade já ocupava um território muito maior, e o morro era habitado por uma população empobrecida, que não combinava com a imagem que se queria projetar da urbe republicana. O que resta hoje do histórico Morro do Castelo é um trecho da Ladeira da Misericórdia, que dele descia em direção ao nível do mar – a Várzea – para onde a cidade cresceu ainda no século XVII
Este livro resgata a memória da ocupação do Morro do Castelo, da vida que levavam os primeiros moradores e da identidade de alguns desses moradores pioneiros.
O livro está disponível para Kindle.
José Araújo é genealogista.