Este dicionário biográfico traz informações a respeito das vidas de mulheres que viveram na cidade do Rio de Janeiro entre 1567 e 1600. Esse recorte temporal demarca o período em que chegaram às terras cariocas os primeiros europeus e brasileiros – naturais de outras capitanias – acompanhados de suas mulheres, filhos e criados com o propósito de colonizar as terras fluminenses até então habitadas por milhares de indígenas.

A historiografia tradicional não reservou a essas mulheres lugar de destaque, afinal boa parte delas não tinha origem nobre, e a maioria delas não realizou atos de vulto. Ainda que permaneçam desconhecidas da maior parte dos cariocas, elas não foram pessoas anônimas, pois seus nomes e sobrenomes eram conhecidos e estão presentes em registros de terras, assentos paroquiais e depoimentos em processos eclesiásticos.

Acima de tudo, elas foram verdadeiras heroínas, pois embarcaram – poucas voluntariamente – na aventura de habitar uma cidade ainda nascente em condições precárias de moradia, segurança e saúde. Considerando que viveram em uma época na qual o sexo feminino não era considerado a referência, essas mulheres não raramente assumiram um protagonismo diante da ausência de seus maridos ou da simples necessidade de sobrevivência diante de ameaças cotidianas.

Por tudo isso convido os interessados para conhecer essas pioneiras por meio da leitura de breves biografias de suas vidas. E convido também para tentarem imaginar o quanto eram adversas as condições em que elas viveram e para tentarem se colocar no lugares delas.

Disponível para Kindle: https://amzn.to/3SSbVly


José Araújo

Genealogista