Ouvir o texto
Getting your Trinity Audio player ready...

Em texto anterior, eu declarei que sempre sugiro que brasileiros que desejam saber mais sobre sua ancestralidade ou encontrar parentes façam o teste genético do laboratório Genera. Não ganho absolutamente nada com essa sugestão. É mesmo uma questão de praticidade e lógica. Praticidade porque se trata de uma empresa brasileira que envia e recebe os kits sem passar pelas burocracias de importação. Lógica porque a base de dados do laboratório é composta majoritariamente de brasileiros, portanto um universo privilegiado para quem busca parentes nascidos no país. Por outro lado, não me canso de criticar a extrema simplicidade da ferramenta que o laboratório oferece para a pesquisa genealógica em sentido estrito: a Busca Parentes.

Todas as vezes que entro no ambiente da ferramenta, recebo uma pesquisa de satisfação que pergunta: “Você está satisfeito com os resultados da Busca de Parentes?”. E por várias vezes apresentei sugestões que poderiam tornar a ferramenta um pouco mais útil, especialmente para quem – como eu – utiliza essa ferramenta na pesquisa familiar e no atendimento de alguns clientes que chegam procurando pistas sobre suas famílias. Sempre me disponho a aceitar contato da empresa para esclarecimentos, mas esse contato nunca ocorreu. Sendo assim, apresento aqui como exemplo o que eu vejo como uma melhoria básica que já seria de grande ajuda para os usuários da ferramenta.

Essa melhoria envolve a inclusão de ao menos dois campos: data de entrada e naturalidade. O primeiro campo informa a data em que os dados do match – outro cliente do Genera que é indicado como primo do usuário – entraram na plataforma. Esse campo é útil para clientes que têm centenas de matches em grau mais distante que por essa razão serão apresentados em posição remota na paginação dos matches exibida pela plataforma. Um filtro Recente X Remoto seria o recurso interacional desejado para esse campo. O segundo campo informa o estado de origem do match, o que pode sugerir uma origem familiar comum, permitindo uma busca mais direcionada pela origem desse match.

O recurso interativo abaixo demonstra como poderia ficar a interface da Busca Parente com essa melhoria.

Regina B Meio-irmão/Meia-irmã, Avô(ó)/neto(a), Tio(a)/sobrinho(a) 584 RJ 2019-04-20
André A Primo(a) 1º grau – Primo(a) 2º grau 241 J G RJ 2020-05-15
Rodrigo M Primo(a) 2º grau – Primo(a) 3º grau 168 C R RJ 2022-06-20
Mauricio B Primo(a) 2º grau – Primo(a) 3º grau 157 A2 E1 SP 2024-12-26

Posso pensar em ao menos mais um campo – Idade – que poderia ser implementado, embora isso possa exigir mais programação. Esse campo reforçaria a interpretação do grau de parentesco em conjunto com o de Parentesco sugerido já existente.

Então, Genera, que tal tornar sua ferramenta ainda mais útil para os genealogistas?


José Araújo é genealogista.


José Araújo

Genealogista

error: Content is protected !!