José Lopes de Oliveira (1740-) era irmão de Francisco Lopes de Oliveira (1750-1794) e ambos eram primos de Domingos Vidal Barbosa Lage (1761-1793). Os três eram netos do casal Domingos Gonçalves Chaves e Micaela dos Anjos Coutinho que, segundo Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira, moraram na Freguesia do Engenho do Mato, no Caminho Novo das Minas, onde já se encontravam em princípios do século XVIII. Deles descendem alguns dos primeiros povoadores da região de Barbacena e Juiz de Fora. Micaela, por sua vez, era irmã de Josefa de Matos Barbosa, natural e batizada em São João do Meriti e avó materna de Antônio Soares da Silva (1775-1857), patriarca de uma família que se casou em várias gerações com descendentes do patriarca Francisco Antônio Pereira Belém. É na complexa teia de relações das famílias Soares da Silva e Pereira Belém que se encontra a origem de meu costado materno.

Mas voltemos aos primos: José Lopes de Oliveira era padre, seu irmão Francisco era fazendeiro e minerador e o primo Domingos Vidal Barbosa Lage era médico. Eles pertenciam a uma classe abastada que se sentia cada vez mais espoliada pelos vários impostos devidos à administração colonial – e até à Igreja – cujo pagamento se tornava mais e mais difícil pelo esgotamento das minas. A insatisfação dessa elite colonial gerou um movimento separatista que pretendia tornar Minas Gerais independente de Portugal. Francisco Antônio de Oliveira Lopes estava entre os primeiros conspiradores, junto com o alferes Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), que ficou conhecido como Tiradentes.

Vila Rica no século XVIII – Autoria: Arnaud Julien Pallière (1784-1862). Acervo MDINC/Ibram

Os administradores locais partiram em ataque aos insurgentes e conseguiram debelar o movimento em 1789, mesmo ano da Revolução Francesa, graças à denúncia do coronel Joaquim Silvério dos Reis, que buscava o perdão de suas próprias dívidas. Os insurgentes foram acusados pelo crime de lesa-majestade por inconfidência e tiveram condenações diversas:

  • Tiradentes foi condenado à morte;
  • Francisco Antônio de Oliveira Lopes foi degredado para Moçambique, África, onde morreu em 1794;
  • Domingos Vidal Barbosa Lage, que havia se encontrado na França com Thomas Jefferson – autor da Declaração de Independência dos Estados Unidos -, foi degredado para Cabo Verde, África, onde morreu em 1793;
  • o padre José Lopes de Oliveira, por ser clérigo, recebeu uma sentença sigilosa.

José Araújo é linguista e genealogista.


José Araújo

Genealogista

1 comentário

Familiar – Genealogia Prática · 21 de novembro de 2020 às 08:19

[…] arrecadatórios da administração colonial e acabou cometendo o crime de Lesa Majestade por inconfidência, pelo qual seria severamente punida. Podemos supor, portanto, que o padre Vicente poderia desejar […]

Os comentários estão fechados.